Girl Child Rights (GCR)
Alertas gratuitos no WhatsApp, em tempo real.
A Girl Child Rights (GCR) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) moçambicana cujo mandato é inspirar soluções inovadoras, rentáveis, transformadoras e sustentáveis para prevenir e responder à violência contra adolescentes e jovens mulheres, incluindo aquelas com deficiência. A GCR elogia os esforços do governo de Moçambique e OSCs locais, Organizações Não Governamentais Internacionais (ONGs), agências das Nações Unidas (ONU), instituições acadêmicas e de pesquisa, bem como o sector privado no combate à violência sexual e de gênero contra mulheres e meninas por meio de estratégias coordenadas de prevenção e resposta. Além disso, a GCR concentra-se na promoção do empoderamento econômico das mulheres e na igualdade e transformação de gênero. Algumas das estratégias específicas da GCR são o empoderamento dos jovens para construir normas e práticas de gênero saudáveis para comportamentos transformadores pró-sociais sustentáveis na sociedade. Em resumo, o trabalho da GCR tem como premissa a prevenção e resposta à violência sexual e com base em gênero, gerenciamento remoto e móvel de casos de VBG, empoderamento econômico feminino e desenvolvimento positivo da juventude (DPJ). Gênero e deficiência são tratados como questões transversais. GCR trabalha em desenvolvimento, nexo humanitário e de conflito.
Alertas gratuitos no WhatsApp, em tempo real.
Background
- O/A Oficial de Monitoria e Avaliação (M&A) desempenha um papel central na implementação do Projecto Resposta a VBG, financiado por ACNUR e implementado pela Girl Child Rights (GCR) em consórcio com AVSI, Humanitarian Inclusion (HI) e instituições governamentais relevantes.
- Reportando ao/à Gestor/a de Projecto, a posição é responsável pelo desenho, operacionalização e gestão de sistemas de monitoria baseados em resultados para intervenções de empoderamento económico, recuperação e resiliência de mulheres e raparigas em contextos afectados por conflitos, deslocação e retorno.
- O/A Oficial de M&A assegura a recolha, análise e reporte de dados de qualidade, promove a aprendizagem e a gestão adaptativa e garante o alinhamento das intervenções com as políticas da GCR, os requisitos do doador, os padrões interagências e os mecanismos nacionais de Monitoria e Avaliação, trabalhando de forma articulada com os parceiros do consórcio.
Deveres e Responsabilidades
1. Monitoria, Recolha de Dados e Garantia de Qualidade
- Operacionalizar o Plano de Monitoria e Avaliação do Projecto, em coordenação com a GCR, parceiros do consórcio e o doador.
- Coordenar a recolha de dados rotineira junto das equipas de terreno da GCR e dos parceiros do consórcio, assegurando consistência metodológica.
- Garantir a introdução correcta e atempada de dados nos sistemas de gestão de informação do projecto e/ou do consórcio, conforme os protocolos acordados.
- Conduzir verificações regulares da qualidade dos dados, incluindo visitas de verificação conjuntas com parceiros.
- Apoiar Avaliações Periódicas da Qualidade de Dados (DQAs) e acompanhar a implementação de acções correctivas acordadas com o consórcio.
2. Reporte e Gestão de Informação
- Consolidar dados da GCR e dos parceiros do consórcio para a elaboração de relatórios mensais, trimestrais e finais do projecto.
- Assegurar que os relatórios reflectem resultados do consórcio, com dados desagregados por sexo, idade e localidade.
- Apoiar o cumprimento dos requisitos de reporte do doador, garantindo qualidade, coerência e submissão atempada.
- Manter bases de dados, ferramentas de acompanhamento e painéis de controlo do projecto actualizados.
- Apoiar a documentação de resultados, produtos e lições aprendidas ao nível do consórcio.
3. Análise, Aprendizagem e Gestão Adaptativa
- Analisar dados consolidados do projecto e do consórcio para identificar tendências, desafios e oportunidades de melhoria.
- Apoiar a utilização de evidências para decisões programáticas conjuntas no seio do consórcio.
- Facilitar sessões de aprendizagem, revisões de progresso e momentos de reflexão com equipas da GCR e parceiros.
- Contribuir para produtos de aprendizagem e notas técnicas relevantes para o consórcio e o doador.
4. Capacitação e Apoio Técnico ao Terreno
- Fornecer apoio técnico às equipas da GCR e dos parceiros do consórcio em matérias de M&A, recolha de dados e reporte.
- Harmonizar ferramentas de monitoria e procedimentos de recolha de dados entre os parceiros do consórcio.
- Apoiar formações conjuntas e sessões de reciclagem em M&A, ética e protecção de dados.
- Realizar visitas de supervisão e apoio técnico ao terreno, em coordenação com os parceiros.
5. Prestação de Contas, Ética e Protecção
- Integrar mecanismos de prestação de contas às comunidades no sistema de monitoria do projecto e do consórcio.
- Garantir que a recolha e gestão de dados respeitam princípios éticos, confidencialidade e consentimento informado.
- Assegurar alinhamento com as políticas de Salvaguarda, PSEA e Protecção de Dados da GCR e do doador.
- Coordenar com pontos focais de protecção da GCR e do consórcio para assegurar a aplicação do princípio de Não Causar Dano.
Habilidades e Experiências Necessárias
- Forte compreensão de conceitos de M&A, acompanhamento de indicadores e gestão baseada em resultados.
- Experiência no uso de sistemas digitais de recolha de dados e gestão de informação (ex: Kobo, ActivityInfo, SIG baseado em Excel ou plataformas similares).
- Fortes habilidades de análise de dados e relato, com atenção ao detalhe e qualidade de dados.
- Capacidade de traduzir dados em informações práticas para a melhoria do programa.
- Boas habilidades de comunicação e coordenação, incluindo a capacidade de trabalhar com equipas de terreno e pessoal não-técnico.
Requisitos Linguísticos e Outros
- Fluência em Português (escrito e falado) é obrigatória.
- Conhecimento de trabalho de Inglês é uma vantagem.
- Disponibilidade e capacidade de viajar frequentemente para locais de terreno sob condições desafiantes.
- Compromisso com a igualdade de género, inclusão e programação ética.
- Sensibilidade à diversidade cultural e compromisso com a promoção dos direitos das mulheres e raparigas.
Candidaturas
- CV em Português;
- Certificado de habilitações literaria (licenciatura em Ciências Sociais, Estatística, Estudos de Desenvolvimento, IT, Gestão, áreas afins.)
- Carta de apresentação Dirigida a Directora Executiva da GCR
Os candidatos interessados devem submeter as suas candidaturas na plataforma digital, até ao final do dia 11/02/2026.
Nota importante
A Girl Child Rights é uma empregadora que não tolera qualquer forma de conduta sexual imprópria. Todos os candidatos em potencial serão submetidos a rigorosas verificações e controles de antecedentes.
A GCR não faz nenhum tipo de cobranças para nenhum tipo de contratação e não procedemos por via de agentes de recrutamento.
Para se candidatar a esta vaga visite www.gcr.org.mz.